quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Feijoada da Liga das Escolas de Samba de Teresópolis-LEST reúne grandes personalidades do carnaval carioca e teresopolitano

por-
Giovana Campos

Em dia de domingo, com o tempo nublado, só uma boa feijoada e muito samba para esquentar os ânimos. Assim aconteceu no último 26 na 1ª Feijoada promovida pela nova Diretoria da Liga das Escolas de Samba de Teresópolis-LEST. Beleza e gingado não faltaram na curtição ao som da Bateria da Beija Flor de Nilópolis, com suas passistas, mestre-sala e porta-bandeira; a Velha Guarda Show da Grande Rio emocionou os presentes; o Grupo Impacto do Samba apresentou uma grande roda de samba; além da apresentação do mestre-sala Victor Faria e da porta-bandeira mirim Mel Nascimento, integrantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Rainha do Alto, mostrando todo o brilho do carnaval teresopolitano.



Em um ambiente familiar com mais de 380 pessoas, boa música e um delicioso almoço, o evento superou até as expectativas dos organizadores. “Muita gente queria vir e os ingressos esgotaram cedo. Mas estamos com um calendário montado até o carnaval, e até lá, muita coisa vai acontecer”, revelou a vice-presidente da LEST, Nina Benedito, agradecendo a todos os presidentes das escolas de samba que apoiaram o evento. “Até quem ainda não é parceiro deve participar com a gente, pois é uma festa para reunir os amigos”, completou.



Não só as grandes atrações do carnaval carioca foram se deliciar com a feijoada, mas também toda a Diretoria da LEST e representantes de oito agremiações da cidade: Bambas da Serra,  Cala Boca, Imperatriz do Perpétuo, Rainha do Alto, Unidos da Barra, Roseira Imperial, Unidos do Rosário e Gaviões da Colina. Segundo o presidente da LEST, Demerval Casemiro, o objetivo da confraternização é demonstrar às agremiações da cidade “que o carnaval é um evento de amizade e popularidade que pode acrescentar cada vez mais ao município”. Ele, que confessou também ter ficado surpreso com o sucesso da roda de samba, já adiantou que não será a única. “Hoje toda a Diretoria da LEST se sente, cem por cento, obrigada a realizar outro evento em uma próxima data, com um porte ainda muito maior que este”, afirmou.

Homenagens e novidades para 2011


Comparado pelos presentes às grandes feijoadas do Rio, o almoço foi preparado pela equipe da primeira-dama da LEST Graziella Rebello, com o talento e boa mão de Yeda de Paula, Celina, Cícero e Luiz Cláudio na cozinha. Após receber uma salva de palmas dos convidados, mais que satisfeitos com a caprichada refeição, Graziella foi convidada para receber a homenagem da LEST. Logo depois foi convidado ao palco o Victor, mestre-sala mirim da escola Rainha do Alto. Sua companheira da avenida, a porta-bandeira mirim Mel, também foi homenageada pelo diretor de marketing da LEST, Rico Portilho. “Digo a estas pessoas que estão aqui hoje que elas têm lágrimas nos pés, porque quando elas sambam, emocionam”, parabenizou Rico Portilho as escolas pela boa apresentação.


O anúncio do possível retorno do tradicional desfile da Beija Flor de Nilópolis no carnaval teresopolitano do ano que vem estava entre os grandes motivos da reunião entre as agremiações. Uma emoção que o cantor e compositor da Beija Flor, Nego Lindo, resumiu em poucas palavras. “O homem é feito para a sociedade, e o carnaval para a reunião dos amigos”, destacou.



Durante a entrega das homenagens, o presidente Demerval Casemiro fez questão de ressaltar que este é um momento decisivo para mudar a história do carnaval de Teresópolis. Para isso, ele conta com o apoio do ex-presidente da LEST, Roberto Ferreira da Rocha. Este também discursou antes de entregar o troféu ao Mestre de Bateria da Beija Flor, Rodney Ferreira, após seu discurso. “É muito importante este momento para a cidade e para a Beija Flor, que acompanhou por vários anos o carnaval de Teresópolis. E com o privilégio de ter esta escola de samba, fizemos os melhores carnavais, e temos confiança, que com meu amigo Demerval, o carnaval 2011 será ainda muito melhor do que os outros” apostou Roberto Ferreira da Rocha. O mestre de bateria da Beija Flor de Nilópolis, Rodney aproveitou o momento para agradecer a parceria. “Nesta data que está chegando, é importante pensarmos um pouco em ajudar quem faz pela gente”, declarou, se referindo à Diretoria da LEST.

A cerimônia de entrega de homenagens, assim como todo o evento, foi apresentada pelo comunicador Marco Aurélio Santos, secretário geral da LEST. Também foram homenageados o presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, vereador Habib Tauk; o futuro presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, vereador Arlei de Oliveira; o presidente da Beija Flor, Farid Abrão; a Velha Guarda Show da Grande Rio; a Associação de Cuiqueiros do estado do Rio de Janeiro; o secretário de Turismo, Michel Al Odeh; a empresa CDI Models; o Hort Fruit Mercado Valqueire; o empresário Fernando Pinheiro, do Grupo Supermercado Regina; o empresário Alan, do Mercado Cardoso; o empresário Leco; o carnavalesco Tataco; e a Casa de Festas Inesquecível.

Ao som da cuíca


A grande surpresa do dia foi a chegada da Associação de Cuiqueiros do Estado do Rio de Janeiro, com a apresentação do Grupo Cuicarioca, que levou sambas de terreiro, sambas enredos e composições da nova geração do samba no som da cuíca, instrumento característico e essencial no carnaval da avenida.

Família do samba
Todos os foliões podem prestigiar as escolas de Teresópolis participando dos eventos da LEST, que visam agregar a comunidade e fortalecer o carnaval da serra carioca. O contato pode ser feito através do endereço eletrônico lest@offdominio.com.br, os foliões ainda podem acessar o Blog da LEST e acompanhar todas as informações.