O projeto Ação+Saúde, desenvolvido pelo G.R.E.S Gaviões da Colina em parceria com a Unisol, UNIFESO, Art In, Saf, Grupo Fazendo Arte e Liga das Escolas de Samba de Teresópolis, com a participação maciça dos moradores da Beira Linha e bairros vizinhos foi um sucesso. Os moradores realizaram teste de glicemia e receberam orientações sobre obesidade, depressão, diabetes e hipertensão arterial, alem de aplicação de flúor, aferição da pressão arterial e distribuição de preservativos. A criançada ainda teve a oportunidade de curtir a manhã de domingo com o Grupo Fazendo Arte, sob o comando do jovem empresário Raphael.
O evento ocorreu no dia 05 de setembro na Boca do Túnel, bairro da Beira Linha, durante todo o domingo, envolvendo varias equipes de saúde, dentre elas: Geise, Tiago, Verônica, Nicéia, Alessandra, responsáveis pelo atendimento de glicemia. A equipe de orientações sobre diabetes e hipertensão, medição de pressão foi formada por: Teresa, Cristina Arêas e Ana Claudia, já a equipe formada por: Jeane, Karina, Tatiana, Diego e Paula ficaram responsáveis pela aplicação de flúor.
De acordo com balanço divulgado pela equipe do “Ação + Saúde”, foram realizados 357 atendimentos, com realização de teste de glicemia (117), verificação da pressão arterial (120), aplicação de flúor (120), alem da recreação infantil com o Grupo Fazendo Arte.
Segundo o presidente da Gaviões da Colina, foram montados grupos com pessoas hipertensas, diabéticos, obesos e depressivos, além de grupo de crianças e adolescentes. Todos receberam orientações específicas sobre as doenças e desenvolveram atividades.
“Houve uma grande participação dos moradores da Beira Linha e dos bairros vizinhos, a equipe da Gaviões está muito feliz, pois tivemos a participação de pessoas de todas as idades. Todos os grupos apresentaram resultados além do esperado, com um envolvimento extremamente positivo da comunidade”, afirmou o presidente Jorginho Bodão, ao lado de sua vice Joseli. Jorginho afirmou ainda, que no próximo mês um grande evento acontece na escola Campeã do Carnaval 2010.
De acordo com a dona de casa, Vanderleia dos Santos, do bairro da Quinta Lebrão, o projeto “Ação + Saúde” foi de fundamental importância, ainda mais sendo efetivado por uma escola de samba, e deveria acontecer mais vezes, no fundo a prefeitura deveria efetivar essas ações. Vanderleia deu nota 10 a Gaviões da Colina, pois conseguiu atender seus dois filhos Dyogo de 4 anos e Luiz Otavio de 3 anos.
Já para o mestre-sala do Bambas da Serra, Paulo Roberto a “Ação + Saúde” foi sensacional, pois o trabalhador precisa acordar as 7h da manhã para ir aos postos de saúde e ainda ficar na fila e não ser atendido. Os nossos dirigentes demonstram através desta ação, que o samba não é feito somente no carnaval e na avenida. Nota 10 para os Gaviões, e se Deus quiser, em 2011 estarei novamente brigando na avenida.
Quem também ficou surpreso e achou a “Ação + Saúde” um espetáculo, foi o morador da Beira Linha, o senhor Cesar Almeida de 42 anos. Que usou o dito popular para dizer que: “Se a montanha não vai até a Maomé, a Gaviões chega até o povo”, o senhor Cesar ainda afirmou que não era Gaviões, mais a partir de hoje é Gaviões desde criança.
A “Ação + Saúde” revelou grande competência o que contribuiu para o sucesso da ação, os Diretores da Gaviões da Colina, prometem uma segunda “Ação + Saúde”, mais antes a escola promete uma feijoada bem temperada.
Aos vinte e oito dias do mês de setembro de 1989, as Escolas de Samba de Teresópolis, constituíram uma sociedade civil que congrega-se os participantes do Carnaval teresopolitano, visando dar voz comum e força ao grupo, em suas reivindicações, projetos, representação perante as autoridades e entidades particulares e prestar-lhes assistência jurídica e cultural, a todos aqueles envolvidos na promoção e desenvolvimento do Carnaval em Teresópolis.