quarta-feira, 9 de março de 2011

Roberto Carlos dá o título de campeã do Grupo Especial para Beija-Flor

Fonte - SRZD Carnavalesco
Fotos - Portal G1

Mesmo com um desfile distante das suas grandes apresentações na Marquês de Sapucaí, a Beija-Flor de Nilópolis conquistou o título de campeã do Grupo Especial no Carnaval 2011. A vitória é fruto da escolha do cantor Roberto Carlos, como enredo e que trouxe muita emoção para o desfile, ofuscando problemas que a escola teve e que não foram percebidos pelos julgadores.

O Rei Roberto Carlos acena para o público no Sambódromo
Marcos de Paula/AE/AE
Com o título, a Beija-Flor vence pela décima segunda vez. A Unidos da Tijuca ficou com o vice-campeonato, seguida da Mangueira, Vila Isabel, Salgueiro e Imperatriz.

Neguinho da Beija-Flor com a taça (Foto: Lucíola Villela/G1)
 O rolo compressor nilopolitano voltou, mas não foi acompanhado do mesmo padrão plástico de excelência. Com o papel de encerrar o Grupo Especial de 2011, a Beija-Flor não fez um grande desfile como se esperava num enredo sobre o cantor Roberto Carlos, que veio na última alegoria e emocionou o público.

A escola de Nilópolis apresentou falhas na comissão de frente, que nada lembrou os grandes trabalhos de Carlinhos de Jesus. A dança simples ainda foi ofuscada pelo problema do elemento cenográfico que se deslocava pela avenida de maneira torta. No primeiro setor, o presidente de honra, Anísio Abraão David, chegou a ajudar a comissão empurrando o elemento cenográfico.

As fantasias mostraram problemas na combinação de cores, falta de originalidade e decepcionou também. Sobre a harmonia, a Beija-Flor parece que voltou aos poucos ser o bom e velho rolo compressor. A escola cantou bastante o samba-enredo, que cumpriu perfeitamente seu papel na Sapucaí.

O ponto alto do desfile foi a aguardada passagem de Roberto Carlos na avenida. O cantor estava de camisa azul e calça branca e emocionou o público. A alegoria ainda levava crianças que cantavam de maneira emocionante o samba.

Bateria
Na cabine 2, a bateria passou muito bem, com paradinha e coreografia dos chocalhos. No terceiro módulo de jurados, a bateria apresentou andamento um pouco mais à frente do que a característica da escola. Muito bem afinadas, as paradinhas foram dentro do contexto. Na quinta cabine, repetiu o mesmo processo com desenvoltura.

Comissão de frente
Um integrante da comissão de frente da Beija-Flor escorregou e outro caiu na pista na apresentação no módulo 1. Na cabine 2, a apresentação aconteceu sem problemas. Na terceira, exibiu uma coreografia simples, sem muita criatividade. Teve um ilusionismo, onde os integrantes sumiram e logo depois surgiu a atriz Cláudia Raia. Na 4, a comissão de frente repetiu a boa apresentação.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira
Apresentado por Cláudia Raia, o casal Claudinho e Selmynha Sorriso foi bastante prejudicado pelo óleo derramado por um dos carros da Porto da Pedra. A Liesa chegou a atrasar o início do desfile da Beija-Flor para passar serragem para evitar que alguém escorregasse.


Diretoria da Beija-Flor ergue a taça de campeã do carnaval carioca de 2011
(Foto: Alexandre Durão/G1)