segunda-feira, 11 de abril de 2011

LEST fica sem resposta do Executivo e não consegue realizar uma das ações do "Carnaval Solidário"

Teresópolis 10 de março de 2011

REF.: Solicitação Faz 1003503

AO EXCELENTÍSSIMO
SENHOR PREFEITO DE TERESÓPOLIS
DR. JORGE MÁRIO SEDLACEK

A atual Diretoria Executiva da Liga das Escolas de Samba de Teresópolis-LEST estará celebrando no mês de abril, um ano de administração, concentrando sua atenção tanto nos desafios como nas oportunidades que o mundo do Carnaval apresenta. Ainda assim, o modo de vida urbano apresenta enormes oportunidades e pode funcionar como máquina de inclusão social, expressão cultural, diversidade e crescimento econômico.

A recente tragédia que assolou o nosso município nos lembra do impacto que os desastres podem ter sobre áreas densamente povoadas, para tanto, um dos nossos compromissos é trabalhar com as comunidades, o governo local e outros parceiros locais para melhorar o atendimento médico e os serviços sociais, tornando eficaz o alerta antecipado e os sistemas de ação antecipada que ajudarão a salvar vidas em futuros desastres.

Com esse objetivo a Liga das Escolas de Samba de Teresópolis-LEST estará promovendo no próximo dia 10 de abril de 2011, domingo, sua Ação Solidaria, fazendo parte do projeto Carnaval Solidário. Esse esforço nos lembra a todos que representamos um papel na tentativa de fazer de nosso município um lugar melhor. Cada uma das pessoas pode fazer a diferença ao se engajar em ações positivas. Todas as entidades de nossa cidade estarão convidadas a compartilhar da mudança de nossa história, e por sua vez, contamos com a parceria do Executivo Municipal nas ações do Carnaval Solidário e na liberação da Praça Olímpica Luiz de Camões.

Pois não seria novidade nenhuma relatar os fatos e noticias sobre a tragédia que ocorreu em Teresópolis e região. Um episodio que dificilmente será esquecido por nossas famílias! Todos que conviveram com o ocorrido tentam de certa maneira amenizar os efeitos de um fenômeno meteorológico de grande magnitude. A nossa cidade sofreu muitos danos, em todos os sentidos.

Porém em função do ocorrido, a LEST em parceria com 7 (sete) agremiações, resolveram adiar, ainda mais, a maior festa da cultura brasileira, pois não poderíamos deixar de sermos solidários ao ocorrido em nosso município. E neste momento estamos buscando uma abordagem positiva para o assunto, Teresópolis está se recuperando muito bem e a vida segue.

Para tanto, o nosso Carnaval Solidário busca parceiros de cooperação que se comprometam, de acordo com suas respectivas ações e em consonância com as prioridades e metas estabelecidas por nossa Ação Solidaria que transcrita de acordo com o seguinte cardápio:

MERCADO DE TRABALHO - Aos desempregados ou que buscam o primeiro emprego serão oferecidas informações para a elaboração de currículo, orientação sobre mercado de trabalho e comportamento adequado em entrevistas e orientação sobre cursos profissionalizantes;

EMISSÃO DE DOCUMENTOS - Expedição da primeira via da cédula de identidade e da carteira de trabalho. O objetivo é reforçar o exercício da cidadania e a obtenção de benefícios legais;

PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO - Médicos, enfermeiros, técnicos em análises clínicas e laboratoriais darão plantão no local. Eles oferecerão orientações odontológicas para bebês e gestantes. E ainda, atendimentos, como: testes de colesterol e glicemia (diabetes), controle de obesidade, verificação da pressão arterial, além de informações sobre tuberculose, hanseníase, dengue e doenças sexualmente transmissíveis, relação sexual, higiene oral, prevenção da AIDS, implicações do uso de piercing e problemas relacionados ao consumo de drogas.

Em uma tenda reservada, crianças terão acesso ao escovódromo, onde aprendem com o acompanhamento de dentistas a fazer a higienização dos dentes;

ORIENTAÇÃO JURÍDICA - Informações jurídicas, mas nem sempre acessíveis à população, serão oferecidas por meio da assessoria jurídica da LEST e de parceiros que atuam no segmento. Os interessados poderão tirar dúvidas sobre contratos, família e sucessões, infância e juventude, locação, dados previdenciários e trabalhistas, comércio e direitos do consumidor;

ESPAÇO BELEZA - Durante todo o dia, os participantes terão um espaço especial para os cuidados com a beleza, onde serão oferecidos serviços de corte de cabelo e serviços de beleza;

CULTURA, ENTRETENIMENTO, ESPORTE E LAZER - Apresentação de grupos de dança, mais uma série de brincadeiras com o público, integrarão a programação desenvolvida pela LEST. As atividades serão realizadas em diversos pontos do evento. Como forma de incentivar hábitos mais saudáveis, especialistas promoverão atividades esportivas, jogos recreativos e de quadra e brincadeiras lúdicas com crianças e adultos.

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar a cidade de Teresópolis. Mas, para a Liga das Escolas de Samba de Teresópolis-LEST, e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino da família teresopolitana.

Para resgatar a cidadania de muitos teresopolitanos que ainda estão à margem da sociedade, o evento facilita o acesso a direitos que são essenciais para todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico, paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.

Termos em que
Pede Deferimento

Sem mais para o momento, coloco-me à disposição de Vossa Senhoria para a prestação de quaisquer informações adicionais que julgue necessária, subscrevemo-nos com apreço e consideração.

Atenciosamente,
DIREÇÃO EXECUTIVA DA LEST