quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gaviões da Colina e Liga das Escolas de Samba de Teresópolis prestigiam a primeira-dama do samba

Dona Ivone Lara recebe Título Benemérito do Estado do Rio de Janeiro


Por -
Michele Victer, e
Assessoria Imprensa LEST

A primeira-dama do samba, Dona Ivone recebeu o Título de Benemérita do Estado do Rio de Janeiro das mãos da deputada estadual Clarissa Garotinho no Plenário da Assembleia Legislativa (ALERJ). Importantes nomes do samba como Nelson Sargento, Teresa Cristina, Nilze Carvalho e Mauricio Carrilho participaram do evento e prestaram homenagens à Dona Ivone Lara que foi a primeira mulher a compor um samba enredo. “Se o samba tivesse forma humana, seria a Dona Ivone Lara”, declarou Nelson Sargento.

As cantoras Teresa Cristina e Nilze Carvalho, acompanhadas do violonista Maurício Carrilho, cantaram “Acreditar” e “Sonho Meu” músicas compostas pela homenageada e, durante alguns trechos, foram seguidas pela voz da nova benemérita.

A Bateria da Escola de Samba Império Serrano compareceu junto com a ala das Baianas, o Mestre-Sala e Porta-Bandeira interpretou o samba enredo “Cinco Bailes da História do Rio”. Primeiro samba que Dona Ivone Lara compôs. A primeira-dama do samba não se intimidou e acompanhou a Bateria. Aos 90 anos, Dona Ivone será enredo do Império Serrano em 2012.

A deputada Clarissa convidou a Gaviões
da Colina e a LEST para participarem
da homenagem à primeira-dama do samba
A deputada Clarissa Garotinho destacou que a “história de Dona Ivone se confunde com a história do samba”. “Quando vejo essa grande brasileira e penso em sua importância para a cultura, fico imaginando se não são os anjos que se desdobram para manter o samba vivo, resistente”, assinalou Clarissa.

Dona Ivone Lara agradeceu a homenagem e a presença dos amigos. “Estou muito nervosa por estar aqui neste evento, mas me encontro muito agradecida com todas essas honras. Esse é um momento que não vou esquecer jamais. Agradeço a tudo e a todos por mais uma alegria na vida”, declarou a sambista.

Duquinha, Marlete e Natalisse, representaram parte da velha
guarda e baianas da Escola de Samba Gaviões da Colina 
O samba de Teresópolis também marcou presença na homenagem através da Liga das Escolas de Samba, e do Grêmio Recreativo Gaviões da Colina. O presidente Jorginho Bodão, da Gaviões da Colina, afirmou que a participação da escola nessa grande homenagem a primeira-dama do samba foi especial e essencial para sua comunidade, pois a presença da velha guarda e das baianas da Gaviões acaba levando à reflexão e, de certa forma, dividi opiniões e contribui com quebras de paradigmas, o que deu muito prazer, assim como o título do Carnaval de 2010.

O carnaval e samba de Teresópolis tem tudo para crescer e continuar acontecendo, e a nossa presença na homenagem da Dona Ivone Lara, nos remete ao histórico dos verdadeiros amantes do carnaval e do mundo samba de Teresópolis, o plenário da Alerj está em completa vibração, afirmou Demerval Casemiro (foto), presidente da LEST, que mais uma vez enfatizou o crescimento da cultura do carnaval da cidade, e torce para seu crescimento.

Dona Ivone Lara além de sambista se formou em enfermagem. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Pedro de Jesus Silva, compareceu ao evento. A sambista é torcedora do América Futebol Clube e recebeu das mãos do presidente do Clube, Vinicius Cordeiro, uma camisa com o nome “Ivone Lara” estampado.

O evento contou ainda com a presença de moradores de Madureira, representantes das Escolas de Samba União da Ilha, Vila Isabel, Unidos da Tijuca.