sexta-feira, 1 de abril de 2011

O imaginário do Carnaval e o Combate à Centralidade Urbana

por - Vladimir Araujo Cavalcante
fotos - maishumor.com.br

No ano de 2011 assistimos ao incêndio em três ateliês de Escolas de Samba do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. Apesar da infalibilidade preconizada no projeto de centralização das melhores escolas de samba. Retirando-as de seus lugares de origem, a nota zero foi estampada em diversos jornais, sobre o acidente.


metrópole Rio de Janeiro, possui em um de seus bairros, Madureira, a escola com o maior numero de títulos de carnaval da cidade: a Portela. Coincidentemente, uma das atingidas pelo acidente.

O bairro de Madureira, abriga a quadra dessa e duas outras agremiações do carnaval carioca. Sua população assiste a inexistência de uma política urbana que privilegie o bairro, já que o mesmo possui uma densidade populacional com status, em termos de densidade demográfica, maior do que a grande maioria dos mais de 5.400 municípios brasileiros. Mereceria, no imaginário suburbano do povo local, a descentralização do poder para a periferia, por meio da criação de uma prefeitura para Cidades-bairros?

Seria Madureira um bairro líder, na contra-mão da centralidade, capaz de se tornar referencia de gestão local, mais próxima de conceitos modernos de urbanismo, tais como “vizinhança” e “decisores locais comunitários”? Até que ponto os mapas existentes em nosso imaginário correspondem a melhor solução de distribuição de recursos e poder em grandes centros urbanos?